Image Map

domingo, 15 de junho de 2014

Sobre Livro: A Última Carta de Amor



"Uma história primorosa sobre amores perdidos, amores encontrados e o poder da palavra escrita." - Sunday Express

Sabe quando você vai na livraria e fica perdida com tantas obras incríveis? Até você bater o olho em um livro e finalmente dizer: É esse. Foi o que aconteceu comigo quando comprei A Última Carta de Amor, e não me arrependo por nada de ter pagado por esse livro, pois ele é ótimo, e nesse post vou explicar o porque.

A última Carta de Amor foi publicado em Abril de 2012, escrito pela autora Jojo Moyes. A obra veio para o Brasil esse ano pela editora Intríseca. O livro conta a história de uma jornalista chamada Ellie Haworth, que durante uma mudança no escritório encontra na sala de artigos cartas de amor do ano 1960, disposta a escrever uma nova matéria, Ellie sai em busca do final desse enredo romântico. 

O mais legal são as divisórias dos capítulos, durante o começo é narrado a rotina de Haworth, suas indecisões sobre seu relacionamento com amante. Já no meio da obra começa a contar a história de Jennifer Stirling, uma mulher bem resolvida que acaba de sofrer um acidente e perde praticamente toda sua memória. Tudo parece muito vago em sua volta, até o dia em que Stirling encontra cartas direcionadas a própria em seu guarda roupa, assinado por um misterioso Boot, ao perceber que algo muito forte  se despertara em si, J sai em busca de respostas sobre seu passado. 

O mais intrigante da escrita de Jojo é de como ela consegue prender o leitor, não é apenas uma resposta, mais varias, de acordo com a passagem de capítulos são criados novas conclusões, e também dúvidas. É um conto cheio de detalhes, que por fim acaba se encaixando no doce final da história. Uma leitura deliciosa, comovente. A obra ainda estabelece conceitos sobre os relacionamentos atuais, a modernidade no "amar". Recomendado para os românticos de plantão!

Ah sim, sobre a estética, eu realmente fiquei encantadíssima com a capa! As fontes se diferenciam a cada carta ou email citado, é um amor! 





Curiosidade: Uma das ideias que admirei na autora foi a escolha de colocar a cada começo de um capítulo um trecho de uma carta ou mensagem de despedida, sabe o que é mais legal? É que a maioria delas são de leitores reais, durante meses Moyes junto com seus amigos foram em busca de "últimas cartas de amor". 

"Quando você olhava com aqueles seus olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim. Agora sei que isso é um visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode girar em torno do sol" - A Última Carta de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário