Image Map

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Somos todos amebas, somos todos evolutivos


A notícia do gesto que Dani Alves, jogador do Barcelona, exerceu ao ser atingido por uma banana no estádio realmente me intrigou e de certo modo me assustou. Depois de alguns dias, com imagens circulando todas as redes sociais cheguei em certas conclusões. 

Já que infelizmente o racismo toma grande proporção de vários casos no mundo, achei importante abrir um espaço para a discussão desse assunto no blog.  

Pois bem, diante do acontecido tomei duas reações: Vergonha e incompreensão. Vergonha por saber que ainda existe pessoas insensatas e pequenas nesse mundo e incompreensão por não entender exatamente a ausência da insensatez em certos indivíduos. Veja bem, hoje somos cercados por milhares de pequenos aparelhos que fazem o que nunca imaginaríamos a uns vinte anos atrás, evoluímos na capacidade de descobrir, aprender, e especialmente de nos comunicar, o que nos leva ao principal tópico: A informação. É praticamente impossível alguém alegar que não reconhece historicamente a cultura de um outro país, ou que desconhece uma notícia que acabou de acontecer na China por exemplo. O acesso a novos anúncios e ciências é apavorantemente rápido, isso acontece com dados e também conceitos, é exatamente ai que o racismo se enquadra. Não é novidade, por muitas vezes chega até ser massante essa questão. Todo esse preconceito é literalmente desproporcional a capacidade do ser humano, é humilhante saber que em pleno século XXI encontra-se cidadãos com tanta ignorância!

Uma vez li em algum texto que é da natureza do ser humano se juntar ao "igual" para banir o "diferente", todavia, a marca diferenciada foi que permitiu muitas vezes o progresso do homem, o qual por desenvolvimento chega a conclusão do esteriótipo de raça, tribo, cor, é inútil a proporção do que poderíamos fazer em oníssono. Temos um mesmo cérebro, um mesmo esqueleto, sorrimos  igualmente, sangramos com a coloração idêntica! É ridículo - também antigo - nos basearmos nas pigmentações de pele para distinguir o caráter de alguém. Todos nós, seres humanos, temos direitos de sermos quem bem quisermos sem ser vítima de qualquer opressão! Por isso, evolua e acredite: Aceitar o racismo não é só sinônimo de covardia, mas também de mente vazia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário