Image Map

domingo, 9 de março de 2014

Sobre Livro: Guia de uma ciclista em Kashgar


EH, mais um post na tag Sobre Livro. Essa etiqueta ficará lotada por bastante tempo, já que minha estante está cheia de histórias novas para ser contempladas! Ah como eu amo ler!

Paixonites apartes, hoje o Sobre Livro sera sobre a obra "Guia de uma ciclista em Kashgar", para quem me acompanha no twitter deve ter visto a foto que postei por la. Ganhei ele de presente de uma amiga e terminei de ler pouco tempo atrás. Sem mais enrolações vou resenhar  para vocês essa incrível narrativa!

O livro escrito pela autora Suzanne Joinson é para la de interessante! O conto acontece no século 1923. Eva - Evangeline English- se encontra no deserto de Kashgar na companhia de Millicent e sua irmã mais nova Lizzie, juntas exercem suas profissões: ser missionárias. Dentre as ruas ensolaradas e arenosas da cidade, Eva - a qual talvez não fosse tão afetiva ao seu trabalho- acaba se deparando com situações que em hipótese alguma imaginaria em sua vida de inglesa, a pouco tempo virara uma mãe adotiva, ficará presa numa instituição com pessoas que mal conseguia se comunicar, debatia em situação embaraçosas e atormentantes, conhecia e perdia pessoas ao seu redor e no final do dia, apenas o que realmente fazia parte dela era sua bicicleta e seu diário! 

As anotações são muito intrigantes, as fotografias de suas irmãs, as exigências de Millicent e sua paixão pelo seu bebê: Ai-lien são um terço das entre linhas contidas. Toda essa narrativa, sendo ou não o objetivo do texto faz nos incarnar numa cultura diferente e nova, que é ado Islâimismo e Árabe, sério, é de surpreender o quão eu aprendi nas informações contidas nos diálogos e também escrita. A linguagem doce e curiosa de Suzanne nos faz entrar num universo paralelo!

Além, de tudo isso, é de constar, claro, o que torna o livro mais cativante. A cada capítulo narrado por English, é intercalado outro de um caso com os personagens de Frieda e Tayeb. HERE WE GO!

Frieda, é uma mulher que nos dias atuais se encontra abatida pelo seu trabalho e o embaraçoso romance com um amante em sua moradia em Londres. De hora em hora, se pega perturbada pelo seu passado, sua história com seus pais e principalmente com sua mãe, que a largara aos sete anos de idade. Porém, toda essa preocupação acaba na chegada de uma carta. Convocada a buscar os pertences da falecida Irene Guy por uma agência, Frieda acaba indecisa na decisão que envolve a desconhecida Irene. Tudo ainda fica mais envolvente, quando Tayeb um homem bigodudo especialista em pássaros aparece pelas escadas de seu apartamento desamparado. Com uma amizade a se formar, os dois saem em buscas de ligações, ela procura pelo espaço de Guy em sua árvore geneológica e ele por uma oportunidade de segurança. Por aí começa a investigação: o que essa dupla tanto busca que por fim se enrosca com Eva e sua aventura?

O livro lançado em abril de 2013 no exterior ainda contém uma estética Magnifíca! É totalmente emocionante! Mesmo! Os segredos, as ações e o destino! 





"Para Principiantes: Suba e vá em frente! Como parece fácil! Para um novato não é tão fácil assim, mas todos, ou quase todos, podem aprender a andar de bicicleta, embora haja formas diferentes de aprender."

Nenhum comentário:

Postar um comentário